Decifrando Timbres, Altura de Sons
Decifrando%20Timbres%2C%20Altura%20de%20Sons.jpg

Bastante interessante este assunto, concorda?

Ficamos cientes de que os sons possuem alturas, timbres e volumes dissemelhantes. Falamos que música é a junção de tais sons. E de que forma é feita essa combinação de sons? Pra dar uma resposta a essa questão, necessitamos destrinchar a própria música.

Sabe de cabeça os benditos elementos que fazem parte de uma música?

Entendemos que são os sons. Entretanto iremos entender detalhadamente a questão.

Em toda livro de música nós iremos localizar essa vislumbrante definição: "a música é separada em 3 elementos:

melodia, harmonia e ritmo". Ótimo, pra músicos, que temos certeza até momento que música é a arte de juntar sons definidos, mencionar que a música é composta de Harmonia, Melodia e Ritmo soa grego para os leigos. Entretanto não esquente a sua cabecinha com isso. Em poucos instantes entenderemos claramente o significado de cada um desses termos.

Iremos utilizar a título de exemplo "With a little help from my friends". Escute-a. Mais uma vez. Somos capazes de separar as 3 partes principais da canção, aquelas que citamos anteriormente:

Melodia – voz do cantor, ou seja, as notas musicas

Harmonia – os acordes executados pela guitarra de John

Ritmo – a marcação do tempo da música feita pelo próprio Ringo na bateria e o baixo de Paul

A cantoria de Ringo emite uma vibração sequenciada de sons. Um atrás do outro, toda sílaba da letra é referente a um som. Deste modo, em paralelo, os instrumentos seguem o mesmo ritmo. Acompanhar quer dizer executar demais notas que sejam iguais com a que está sendo cantada.

É o serviço sendo feito juntamente por John, George e Paul.. Num outro nível, a música possui uma pulsação que não pára. Isso pode é capaz de sentido; é essa pulsação que dá a você a possibilidade de com batidas de palmas. Tente.

Sim, é verdade, tua família irá pensar que você está ficando maluco, sem problemas, mas experimente. Marque essa pulsação. Persegue-a.

O que foi encontrado? Isso menino, o ritmo da música!

Estamos progredindo, ficamos sabendo que melodia significa os sons executados em sequência, um atrás do outro; harmonia que dizer os sons executados ao mesmo tempo (são os acordes, os famosos acordes nada mais são que notas tocados ao mesmo tempo) e por último, temos o ritmo, isto é, a pulsação da música.

Deseja mais exemplos?

A – Em Octopus’ Garden, do Abbey Road, no início da canção temos uma melodia. Não tem harmonia muito menos ritmo marcado, somente a melodia.

B – Neste mesmo disco, escute o início de Polythene Pam. A canção inicia com 3 acordes, ou seja, 3 harmonias.

C – No Album Branco, disco um, escute o início de Back in to the USSR. A bateria e o piano são responsáveis pelo ritmo. Um piano marcando ritmo?

Uma questão: no momento em que eu eu falo em ritmo estou obrigatoriamente dizendo que trata-se de uma bateria?

Não. O ritmo é capaz de marcado por outros instrumentos. No Rock’N’Roll é exatamente essa a tarega da guitarra-base. Marcar o ritmo. Da mesma forma que a guitarra, outro instrumento é capaz de marcar o ritmo, ou seja, indicar a pulsação da música.

De vez em quando, um mesmo instrumento marca o ritmo e executa a harmonia: a guitarra base, a título de exemplo, marca o ritmo e também a harmonia. Num piano o músico também pode marcar o ritmo, tocar a harmonia e uma melodia simultaneamente.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License